Saúde ok!

image

Não sei se já comentei aqui com vocês, mas há 2 anos descobri que tenho hipotireoidismo. No meu caso tenho a Tireoidite de Hashimoto, ou tireoidite linfocítica crônica, que é uma doença autoimune, cuja principal característica é a inflamação da tireoide causada por um erro do sistema imunológico. Na tireoidite de Hashimoto, o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide. Esses anticorpos provocam a destruição da glândula ou a redução da sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo por carência na produção dos hormônios T3 e T4. Então, preciso tomar um remédio todos os dias para repor os hormônios que não são produzidos.

Dá pra levar uma vida “normal” se você realiza exames periodicamente. Mas eu sinto muito mais cansaço do que antigamente. De vez em quando tenho taquicardia… Existem alguns alimentos que devem ser evitados porque interferem no funcionamento da glândula… Enfim, é uma doença que necessita de cuidados especiais.

Além disso, qualquer stress que eu sofra interfere no funcionamento da glândula e, não sei se vocês sabem, mas a tireóide regula o metabolismo do nosso corpo por meio de dois hormônios que ela produz: o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que contêm iodo em sua “fórmula”. Os níveis de hormônio T3 e T4 lançados no sangue pela tireoide são monitorados por uma região do cérebro chamada hipotálamo, que, entre outras glândulas, comanda a hipófise. Quando o hipotálamo percebe níveis baixos de T3 e T4, emite sinais para que a hipófise produza um hormônio chamado TSH (em inglês, “hormônio estimulante da tireoide”).

Na última semana fiz os meus exames de rotina, TSH e T4, Hidroxivitamina D (li esses dias que as pessoas que sofrem de hipotireoidismo devem tomar muito cuidado com a baixa de vitamina D), e pedi pra médica aqueles básicos como colesterol, triglicerídeos e glicemia. Felizmente estão todos em níveis excelentes, exceto pela bendita vitamina D. Não gosto de tomar sol e faço a reposição da vitamina tomando Depura. Porém, nesse último mês não fiz o uso correto do remédio e por isso o nível da vitamina baixou. Está desejável ainda, mas preciso aumentá-lo um pouco mais. De acordo com as taxas de TSH e T4, minha dose de hormônio foi diminuída! YES! Rs…

O hipotireoidismo afeta uma parcela razoável de mulheres e homens também. Portanto, caso vocês tenham sintomas como:

* Cansaço;

* Depressão;

* Adinamia (falta de iniciativa);

Pele seca e fria;

* Prisão de ventre;

* Diminuição da frequência cardíaca;

* Decréscimo da atividade cerebral;

Voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação;

* Mixedema (edema duro no pescoço);

* Diminuição do apetite;

* Sonolência;

* Reflexos mais vagarosos;

* Intolerância ao frio;

* Ganho de peso;

* Cãibras;

* Alterações menstruais e na potência e libido dos homens.

Vale a pena consultar um médico e pedir o exame que mede a taxa de hormônio. Uma amiga toma remédio desde os 15 anos. Eu comecei a tomar com 22, minha mãe descobriu a doença mais tarde… Enfim, devemos estar sempre atentos para qualquer alteração no nosso dia a dia. Quem possui membro da família com hipotireoidismo, deve ficar atento pois a probabilidade de desencadear a doença é grande.

Um dos motivos que me fez mudar de vida foi o fato de que o stress que eu sofri interferiu no funcionamento da minha tireóide que, consequentemente interferiu em TUDO, especialmente no meu emocional. Acho importantíssimo cuidar da saúde física, mas nossa saúde mental e emocional também deve receber um cuidado especial. Já me programei e no ano que vem quero começar a fazer kung fu. Li algumas matérias muito legais sobre a luta e vi que melhora a ansiedade (um dos meus grandes problemas)!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s