Por um equilíbrio tecnológico

image

Imagem: Google

Li esse artigo no site Administradores que me fez pensar muito sobre o uso da tecnologia. Me sinto feliz quando estou meio sem ideia sobre o que escrever e leio algo que traz à tona esse tipo de questionamento.

Sempre fui ultra conectada. Embora tenha tido um contato tardio com a internet, visto que comecei a usá-la por volta de 2004 e acabei pegando o restiiiiinho do ICQ, tinha conta em praticamente todas as redes sociais naquela época. Lembro que quando tivemos o “boom” das redes sociais, assisti a uma palestra em um congresso na minha faculdade e quando o palestrante perguntava: “quem aqui tem conta no Orkut, Skype, linkedin, Twitter, Facebook”, eu fui a única que respondeu “sim” pra todas as opções.

Acho sensacional a ideia de aproximar pessoas através da internet, afinal, é uma maneira rápida e barata de se estar em contato com quem a gente gosta e até mesmo conhecer pessoas que gostam das mesmas coisas que a gente. Mas acho que chegamos a um nível meio que surreal da coisa. Ao invés de aproximar quem está longe, as redes sociais tem afastado quem está perto.

Gosto muito de observar as pessoas de um modo geral. As vezes viajo mesmo na maionese quando estou em lugares públicos sozinha, sem a companhia de um livro ou de um fone de ouvido. Começo a observar as pessoas e a imaginar como a vida delas é, o que elas fazem, enfim, essas doideras de quem se interessa muito pelo comportamento humano e sempre sonhou em cursar psicologia! Rs…

Pois bem, o que mais tenho visto é que as pessoas não desgrudam dos seus telefones. Vivenciamos a evolução do telefone de um meio de comunicação em que pudemos conversar com outras pessoas para um outro que agora nos permite acessar e-mail, redes sociais e diversos aplicativos como uma maneira de não precisar “falar”. Esses dias li uma frase num instagram que dizia “em tempo de whatsapp receber ligação é luxo”. E aí me questiono a que ponto chegamos e a que ponto ainda vamos chegar . O contato com o outro fica cada vez mais distante, embora nos “falemos” todos os dias.

Deletei várias contas que tinha em redes sociais. Primeiro porque não dava conta de administrar tudo e a última coisa que eu quero, hoje, é me preocupar com esse tipo de coisa. Sei que quem realmente precisa falar comigo tem meu número e se quiser vai me mandar sms ou me ligar! Não acesso a internet pelo celular, exceto por motivos de necessidade mesmo. Quando chego em casa, depois de passar o dia todo em frente ao computador, quero mais é me desconectar mesmo, bem como nos finais de semana faço essa espécie de detox. Rs… Já li algo também falando sobre como sentimos essa necessidade de estar sempre conectados, de não perder nenhuma informação nem nada que esteja acontecendo na vida “virtual”. 

Esses dias vi uma propaganda sensacional da Claro, que queria dizer uma coisa mas eu entendi outra.Não achei essa propaganda na internet, então fotografei a revista. Olha só:

image

Essa propaganda poderia ser usada de “n” maneiras e eu estou colocando-a aqui justamente pra mostrar que ser uma celebridade virtual muitas vezes traz coisas boas, bem como em muitas outras não nos serve de nada!

Enfim, acho que na verdade vale a pena fazer bom uso da tecnologia. Devemos usá-la de uma forma consciente, ou seja: para aproximar quem está longe. Tudo o que é radical, não me agrada muito, então, a ideia é o equilíbrio". Que tal desconectar um pouco quando sair? Ou usar a internet de uma maneira sadia e, para o que for necessário apenas? Acho tão desagradável quando a gente sai com amigos e eles ficam no telefone. Dá vontade de falar: “vou lá em casa então, aí conecto e a gente conversa”. Rs…

Por um mundo com mais abraços, risadas e histórias compartilhadas de verdade e não só num álbum no facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s