Administrando seu tempo

A ideia do minimalismo é a de focar no essencial. Focando no essencial, deixamos de lado as coisas que pensávamos que eram importantes, mas que na verdade, não eram. Dessa maneira, conseguimos eliminar muitas coisas das nossas vidas que “roubavam” nosso tempo e, organizando melhor nosso tempo podemos fazer mais coisas do que gostamos. A ideia é que, organizando a nossa rotina, não desperdicemos nosso tempo e, consequentemente, possamos aproveitá-lo fazendo coisas que nos dão mais prazer.

Existem vários sites que ensinam técnicas de organização e administração do tempo. Uma das mais famosas técnicas é a Pomodoro, que consiste em dividir seu tempo em períodos de 25 minutos (chamados de “pomodoros”), trabalhar em suas tarefas nesses períodos e, a cada quatro ciclos, fazer uma pausa de 15 minutos para descansar. A ideia é que você trabalhe ininterruptamente durante cada ciclo de 25 minutos. (Saiba mais aqui)

Essa ideia é bem bacana, mas algumas pessoas podem, a princípio, não lidar bem com ela. Para isso, escolha uma atividade, aplique a técnica e sinta como você “reage” a ela. Caso não se adapte bem, desenvolva uma técnica que funcione melhor na sua rotina. O objetivo é o melhor aproveitamento do seu tempo, não se distraindo com outras atividades enquanto realiza uma primeira. Quem trabalha na internet sabe o quanto alguns sites (especialmente as redes sociais) nos distraem e faz com que perdamos tempo com coisas que, na grande parte das vezes, não agregam nada em nossas vidas.

Existem também diversas pequenas ações para otimizar seu tempo. Por exemplo: quem cozinha em casa pode organizar, no final de semana, um cardápio que será usado no decorrer da próxima semana. Assim, você não perde tempo pensando no que vai cozinhar, ou então, deixar algumas coisas preparadas para a semana (sejam os legumes picados, o feijão pronto e congelado em potinhos…). Dessa maneira você perde menos tempo nessas tarefas e consegue mais tempo pra fazer outras coisas mais importantes.

Tudo nessa vida é questão de se experimentar e adaptar. Não gosto muito de regras nesse quesito. Prefiro que cada um experimente, veja como se sente em relação a tal coisa e faça as modificações necessárias de modo que melhore a sua rotina e seu dia a dia.

E você? O que faz para melhor administrar seu tempo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s