Deletar ou não minhas contas em algumas redes sociais?

Essa é uma pergunta que muito me intriga. Já cheguei a ter contas em quase todas as redes mais “famosinhas” do momento. Lembro que fui assistir a uma palestra sobre “Geração Y” e o palestrante perguntava quem tinha conta em determinada rede social. Eu fui a única pessoa que levantou a mão pra todas as perguntas. Isso foi em 2010.

Hoje deletei diversas dessas contas. Cheguei a ter vários e-mails que mal usava, fotolog, orkut, linkedin, facebook, blogger e por aí vai. Nossa, nem sei como eu dava conta de administrar tudo isso. Na realidade eu não fazia um bom uso dessas redes e acabava perdendo muito do meu tempo nelas. Passados quatro anos percebo uma grande mudança em mim. Li um artigo muito interessante n’O Minimalista sobre o excesso de informação. Todos os dias somos bombardeados por uma infinidade de “informações”, muitas delas superficiais, que nos sobrecarregam de tal maneira que acabamos por não assimilar essa enxurrada de notícias. Inclusive, muita dessa nossa ansiedade e Medo de estar perdendo algo tem como origem a essa nossa conexão ininterrupta.

O Twitter é uma rede que gosto muito e que me possibilita ter informação de forma rápida. Não penso em deletar. Já o Facebook, a cada dia mais penso e repenso sobre excluir meu perfil. Já não posto nada pessoal por lá, porque tive alguns problemas que me fizeram querer evitar de me expor. Posto mais meus trabalhos de fotografia e acabei criando uma página pra isso, o que me possibilita excluir o perfil pessoal. Mas também penso que o perfil nessa rede me possibilita muita coisa legal, como alguns grupos de debate. A cada dia excluo pessoas com as quais não tenho contato, cancelo assinaturas… Mas ainda tenho receio em deletar a conta. Achei muito interessante essa matéria do youpix com depoimentos de pessoas que excluíram suas contas e, a cada dia estou tentando me desligar um pouco dessa rede. Acho que perdemos muito tempo nela e o que o pessoal publica quase nunca tem relevância na minha vida. Sigo algumas páginas que tem conteúdo legal, bem como administro outras (preciso pesquisar se o fato de eu deletar o meu perfil não me possibilitará acessar essas páginas).

Confesso que fico até meio triste quando saio e vejo as pessoas grudadas em seus telefones. Sinto falta de ver as pessoas conversando, rindo, tirando foto e só depois pensando em postar em suas redes sociais. A galera viaja pra lugares incríveis e não para de postar foto. Que tal curtir o momento, tirar várias fotos e quando voltar de viagem montar um álbum? O Marcelo e eu, quando saímos juntos, costumamos deixar nossos telefones em casa. Eu raramente uso a internet no celular então, não tem esse tipo de problema e o Marcelo também excluiu suas contas nessas principais redes sociais. Quando estamos juntos (já que namoramos à distância e nos vemos de 15 em 15 dias), queremos aproveitar MESMO cada instante. Estar presentes ali, naquele momento, de forma inteira.

Enfim, espero evoluir a ponto de ter uma ou outra conta, apenas com o que seja realmente importante. Desperdiçamos muito do nosso tempo nessas redes, que deveriam ser usadas como uma maneira de aproximar quem tá longe e não de afastar quem está perto. Infelizmente a verdade é que os relacionamentos virtuais estão superando os reais. Infelizmente. Espero, mesmo, que as pessoas passem a usar a internet de uma maneira mais sábia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s