A quaresma e meu jejum

 image

Sou católica e o tempo da quaresma, os 40 dias em que Jesus foi tentado no deserto, é um momento de purificação. É-nos indicado, especialmente nessa época, a oração, o jejum e a doação. Claro que essas três “atitudes” são importantes durante todo o ano,mas são mais fortes nessa época.

Há alguns anos atrás eu comecei a fazer o “jejum do chocolate”. Sou muito fissurada nesse doce, então, me abstinha de comê-lo por esses 40 dias. Só que hoje, mais madura espiritualmente, vejo que meu sacrifício não foi muito “válido”. Primeiro porque eu comia outros tipos de doce pra saciar esse desejo incontrolável e segundo que eu acumulava os chocolates que ganhava e compensava a falta dele já no sábado de aleluia. Ou seja, eu não era realmente modificada nesse jejum. Hoje, na missa, o padre em sua homilia, comentou que o jejum deve mudar a nossa vida de alguma maneira, a fim de fazer valer a ausência de determinada coisa, como maneira de pensarmos mais em quem não a tem. Portanto, hoje iniciei meu jejum de chocolate e o máximo possível de doces, como uma maneira de frear esse meu impulso por doces. E, nada mais justo do que, quando ganhar algum chocolate, dar a outra pessoa. Também pensei em comprar chocolates e doar pra crianças e no trabalho, como sempre ganhamos ovos de páscoa, vou doar o  meu.

Às vezes me pego pensando em como eu demorei pra entender o verdadeiro significado desse “sacrifício”, que não é nada se comparado perto do que Jesus passou por nós. Pensei também em jejuar às sextas-feiras, mas não sei se consigo, pois me sinto bastante fraca quando passo longos tempos sem comer. E vocês? Praticam algum tipo de jejum, independente da época do ano?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s