Estamos prestes ao colapso da civilização?

 image

Essa chamada de um artigo da Folha de São Paulo me fez pensar, confesso que de forma assustadora, sobre o futuro do mundo. Não sou uma pessoa pessimista, mas é inevitável não me questionar se as próximas gerações da minha família, por exemplo, contarão com todos os benefícios que eu: tendo água, comida, e fazendo uso dos demais recursos naturais.

Acredito que essa estiagem chegou como uma alerta sobre o que estamos fazendo com o mundo. Poluímos rios, desmatamos florestas, construímos em lugares inapropriados. Muitos dos desastres naturais que hoje acontecem  têm como fonte a ação humana. A ganância do homem tem feito com que ele faça coisas sem pensar nas consequências, explore a natureza e as pessoas de maneira assustadora e desrespeitosa. Sabemos que toda ação tem também uma reação, e essa resposta da natureza sem sombra de dúvidas é um aviso para que o homem repense suas atitudes.

Precisamos tomar consciência de que é o futuro do mundo está, de fato, em nossas mãos. Infelizmente ainda vemos muitas pessoas desperdiçando água, alimentos, destruindo a natureza, bem como o governo fazendo tanta coisa em prol de si mesmo e não pela população, a inflação a cada dia maior, as crises econômicas, a aquisição de bens e o descarte de coisas ainda em bom funcionamento, a banalização da vida… É tanta coisa ruim que confesso não acompanhar muito os noticiários para não me tornar uma pessoa pessimista.

Mas precisamos ser realistas também: pode ser que esse colapso não aconteça por ora, enquanto estamos vivos, mas é fato de que se continuarmos destruindo nosso planeta da maneira que estamos fazendo, só adiantaremos tal acontecimento. Portanto, façamos a nossa parte e pensemos em todos, não apenas em nós mesmos. Reciclemos, reutilizemos, desperdicemos menos e aproveitemos mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s