Acreditar

image

Imagem: Google

Quando estamos no olho do furacão é difícil acreditar que as coisas podem melhorar e que podemos sair da situação em que nos encontramos. Nesses momentos estamos praticamente sem forças, inertes, sem conseguir vislumbrar uma luz no final do túnel. Consequentemente isso nos leva a desanimar, o que faz com que continuemos exatamente onde estamos.

E é muito, muito difícil pensar que a situação pode melhorar. Falo por experiência própria, pois no ápice das minhas crises de pânico, por exemplo, não conseguia vislumbrar melhoria alguma na situação em que me encontrava. Queria me afundar na cama e continuar ali o tempo que fosse necessário até que tudo voltasse ao normal. A minha sorte foi ter em meu caminho pessoas que me orientaram e me disseram que essa responsabilidade de melhoria dependia única e exclusivamente de mim mesma. Por mais que eu recebesse ajuda, se eu não DECIDISSE mudar as coisas continuariam da mesma maneira. Mas eu não tinha forças pra poder levantar. Foi muito, muito dolorido e confesso que raspei o tacho da coragem pra poder encontrar um tiquinho de força pra reagir à situação.

Não me envergonho disso. Muitas pessoas podem pensar que sou fraca ou o que seja, mas se tem uma coisa que aprendi depois de toda essa situação é que, sim, as pessoas vão nos julgar de qualquer maneira, então, não precisamos nos preocupar com a aprovação dos outros. Assim, aprendi a também não julgar ninguém, pois não sei por qual situação essa pessoa tem passado para agir de tal maneira. Muitas vezes temos a solução perfeita para o problema do outro, mas nunca pro nosso. Vemos o cisco no olho do outro, mas esquecemos da trave que está no nosso. Como sei que tudo na vida é aprendizado, essa foi uma das grandes lições que pude aprender ao longo deste ano que passou.

Procurei lá dentro de mim o que restava de esperança e foi nela que me agarrei para fazer com que as coisas mudassem. Por isso é importante encontrar um mínimo sinal de esperança de que as coisas entrarão novamente nos eixos. Como o texto do Chico Xavier diz, tudo passa. Demora, mas passa. Daí a importância de acreditar em alguma força maior (eu acredito em Deus) como fonte de esperança de uma vida melhor. O fato de ter resgatado a minha espiritualidade que estava bem abandonadinha tem me ajudado muito nessa caminhada. Minha vida não está nem nunca estará 100% mas acredito que a fé me ajuda a ter esperança de que dias melhores virão. Que nossa fé nos ajude a lidar com as dificuldades do dia a dia, mostrando-nos que tudo acontece para nosso bem maior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s