Escolha ver o lado bom das coisas

image

Em nossa vida coisas boas e ruins acontecem o tempo todo. Há dias em que acordamos super dispostos, cheios de energia e prontos para encarar mais um dia de vida. Em outros, estamos cansados, desanimados, cheios de problemas. A vida é assim. Há momentos alegres e tristes.

Quem é que não gostaria de uma vida linda, perfeita, só com coisas boas? TODOS NÓS, não é mesmo? Sem dores, sem problemas, tendo perto de nós as pessoas que amamos… Seria um paraíso. Mas a realidade é que a nossa vida precisa passar por ciclos, precisa de momentos de dor e momentos de alegria. Por mais que aprendamos todos os dias, o fato é que quando passamos por algum sofrimento, aprendemos ainda mais. O sofrimentos nos edifica, é necessário para que saiamos da nossa “zona de conforto” e mudemos nossa maneira de ver o mundo, de lidar com determinadas situações e até mesmo nos transformar completamente!

Enquanto estamos no olho do furacão, passando por algum momento delicado em nossas vidas, falta-nos o otimismo. Desanimamos e pensamos que a tormenta jamais passará. Infelizmente, não conseguimos ver o lado bom da coisa, afinal, tudo, por mais dolorido e estranho que pareça, tem seu lado bom. Nossas crises existenciais, por exemplo, nos sacodem de tal maneira que é impossível voltarmos para o mesmo lugar em que nos encontrávamos. Elas são necessárias para que, finalmente, busquemos descobrir quem somos, ainda que levemos uma vida inteira pra isso.

É difícil pensar positivo, ou vislumbrar alguma luz quando perdemos um ente querido, quando enfrentamos uma doença séria, quando estamos deprimidos, quando nos separamos de alguém. Mas TUDO o que acontece nessa nossa vida tem um propósito, e cabe a nós, por mais duro que seja, tentar ver o que de bom podemos extrair dessa situação. Perder alguém nos faz refletir sobre como estamos vivendo nossas vidas, nos faz querer estar próximos daqueles que amamos, nos faz querer aproveitar cada instante como se fosse o último; Estar doente nos faz questionar que dinheiro algum no mundo compra a nossa saúde, bem como a nossa paz de espírito e que muitas vezes desperdiçamos tanto da nossa vida com coisas tão sem importância. Por mais que nossa vida seja difícil, que alguns dos nossos sonhos possam parecer distantes, estamos aqui vivos, respirando, enxergando, andando, nos alimentando; Estar em depressão, ou passar por uma crise existencial, nos permite questionar imensamente a nossa vida e optar pela mudança. Sempre é tempo de aprender, de mudar, de melhorar. Quando nos separamos de quem amamos, temos a oportunidade de nos aprimorar, de evoluir, de refletir sobre nossos pontos positivos e negativos e buscar alternativas para nos tornar melhores, em primeiro lugar para nós mesmos, depois para os outros.

Minha crise de pânico me fez ver tantas coisas que estavam passando despercebidas pela minha vida. As vezes parecemos viver no piloto automático, seja no trabalho, em casa, nos nossos relacionamentos. Muitas vezes fechamos tanto no nosso mundo que esquecemos de olhar ao nosso redor, de ver a dor do outro e nos compadecer dela. De saber a necessidade do outro. Então, se eu tivesse que passar por tudo isso pra me tornar a pessoa que me tornei hoje, sim, eu passaria. Ainda estou anos luz de ser uma pessoa perfeita e Deus me livre, nem quero ser. Ainda quero aprender muito, quero partilhar muito, quero crescer e poder ajudar os outros a também crescerem. Mas sei que estou no caminho certo. Eu poderia ter me lamentado, como fiz no começo, pensando “porque eu precisei passar por isso?”, mas hoje escolhi ver o lado bom dessa questão, o quanto eu amadureci e o quanto melhorei pra mim e para os outros.

Talvez você esteja passando por um momento árduo, dolorido, e não esteja vendo uma luz no final do túnel, mas tente mudar seu ângulo de visão. Converse com outras pessoas, desabafe, converse com quem já vivenciou a mesma coisa que você, faça terapia… Só não se lamente. Não se afunde mais no buraco. A escolha é única e exclusivamente SUA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s