Não temos que concordar

image

Ontem um comentário em uma foto em uma rede social me fez refletir sobre a necessidade que as pessoas sentem em pensar que, concordando com o outro, estarão em plena harmonia e paz nos seus relacionamentos. Não. Se tem algo sublime na nossa existência humana é o fato de sermos pessoas diferentes uma das outras. Nossa criação, o lugar onde moramos, o que estudamos os livros que lemos, os filmes que assistimos… Tudo isso contribui para nos tornar seres humanos únicos.

O que vemos hoje em dia é que o medo de expressar uma opinião divergente das demais tem gerado pessoas que não vivem o que são. Tem gerado uma padronização de ideias e comportamentos que cada vez mais sufoca, gera ansiedade, inquietude. E tudo isso pode ser resolvido de uma forma absurdamente simples: aceitando quem você é.

E aí está a grande dificuldade: descobrir quem somos de verdade é um processo lento e doloroso. Quando decidimos seguir esse caminho não sabemos o que nos aguarda. Temos sentimentos bons e ruins dentro de nós e isso é absolutamente normal… Mas as pessoas não querem enfrentar essa batalha travada entre o eu superior e o eu inferior (conforme narrativa do “Bhagavad Gita”). Em um mundo onde muitas pessoas vivem de aparências e necessitam ostentar o que “são”, muitas preferem a superficialidade calma do que o tumulto do encontro com o universo gigantesco que existe dentro de si mesmo.

NÃO. NÓS NÃO TEMOS QUE CONCORDAR COM TUDO. Precisamos desenvolver nossa consciência crítica. Se nossos valores não condizem com o que é difundido mundo afora, se nosso coração se sente incomodado, não precisamos seguir o rebanho. Devemos escolher o nosso caminho pessoal, nem que seja preciso abrir uma trilha no meio do mato, nem que seja dolorido, nem que isso nos afaste de certas pessoas, de certas coisas e que seja preciso mudar de pensamento. Enquanto estamos vivos é tempo de mudança, é tempo de ir de encontro com a nossa essência mais profunda.

Deixo pra vocês uma reflexão incrível do Alex Castro: a Prisão Obediência

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s