Coluna da Maiara: Estereótipos

Você sabe o que são estereótipos?

É quando a gente pressupõe que uma pessoa deve ser de determinada forma ou padrão. Hoje em dia nós temos vários estereótipos, mesmo que eles não sejam conscientes. Outro dia, conversando com um grupo na faculdade, uma pessoa disse que ficou surpresa por uma terceira pessoa se comportar e se vestir de uma determinada forma, diante da profissão que tinha.

Ou seja, estereotipar é quase como colocar as nossas expectativas no modo de ser das outras pessoas.

E não adianta dizer que você não tem nenhum, vai por mim: você tem, eu tenho, nós temos!

Seja com comportamentos, vestes, profissão, lugar onde mora, sempre existe um conceito pré-estabelecido (preconceito) sobre alguém, o que não deixa de ser um modo de rotular. O que a gente esquece é que somos pessoas e não produtos para sermos encaixados num modelo certinho e pré-estabelecidos.

Recentemente fiquei sabendo de um episódio em que o apresentador Silvio Santos disse à uma criança negra que gostaria de ser atriz quando crescer “mas com esse cabelo?”. Isto mexeu muito comigo porque eu mesma já acreditei que não poderia ser psicóloga assumindo o meu cabelo crespo, compartilhando algo muito íntimo: eu já até ouvi isso de outros colegas e pessoas próximas, já ouvi até em entrevista de emprego que meu cabelo não seria adequado!

Tem noção do que é dizer isso para alguém? É você dizer para uma pessoa que ela não pode fazer alguma coisa enquanto não se encaixar no modelo que você e/ou sociedade esperam!

É por isso que eu gostaria de dizer para o Silvio ou para qualquer outra pessoa: sim, com esse cabelo! Nós seremos atrizes, psicólogas, advogadas, médicas, engenheiras e o que mais quisermos. Assim como a moça acima do peso será nutricionista, seu dentista terá os dentes tortos e seu personal trainer não será um galã de novela.

Como seres dinâmicos e com toda diversidade que há no nosso país e no mundo, é no mínimo alienante achar que todas as pessoas serão e se comportarão da mesma maneira. Que tal pararmos de colocar padrões e deixar as pessoas simplesmente serem? Eu apoio!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s