Vigiai tuas palavras!

 image

Um ditado diz que existem três coisas que não voltam atrás: a pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida. Dentre essas, acredito que a que mais tem força é a palavra. Já perceberam que por diversas vezes a gente simplesmente fala sem pensar? Deixamos que os pensamentos tomem voz e saiam da nossa boca sem ao menos refletirmos se existe necessidade de expressá-los.

Confesso que sou o tipo de pessoa que fala demais. Muitas vezes eu nem raciocino e o pensamento se verbaliza de forma desnecessária. Tenho me policiado para ficar em silêncio, mas quando algo já está enraizado na gente é mais difícil resistir ao ímpeto de falar. Sempre fui uma pessoa conversada, mas ultimamente tenho estado mais quieta e tentado exercitar o silêncio. Acredito, no entanto, que sim, é possível mudar uma coisa através do hábito e o meu maior desejo é poder me tornar uma pessoa que se abstém de expressar tudo o que pensa, até porque, evito entrar em conflito com pessoas que pensam de forma diferente da minha. Embora eu ache que é super saudável discutir, determinados assuntos só geram stress pois nenhuma das partes pretende mudar seu ponto de vista. Por mais que sejamos livres pra falar, não existe necessidade de expor nossa opinião pra tudo o que acontece. “Tudo posso, mas nem tudo me convém.”

Nisso, reflito sobre o poder que as palavras têm na vida dos outros, sejam elas positivas ou negativas. Existem pessoas que parecem sentir prazer em menosprezar as outras, ou mesmo em fazer comentários desnecessários sem sequer refletir se o que ela disser poderá ou não magoar alguém. Isso é egoísmo! Não é porque temos liberdade de expressão que somos OBRIGADOS a nos expressar. Eis ai uma grande diferença!

Use a palavra de forma positiva. Use-a como uma ferramenta que promova mais paz, mais união. Ao dizer algo a alguém, pense se você gostaria que aquilo fosse dito a você. As palavras machucam, e ainda que sejam seguidas por um pedido de desculpas, ficam marcadas na vida da gente. Seja empático e coloque-se sempre no lugar do outro, para o que quer que você pense em fazer. O mundo não seria muito melhor assim?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s