Coluna da Maiara: Chronos e Kairós

Depois de uma pequena pausa estou retomando minha coluna, desejando que todos tenham tido boas festas e que o próximo ciclo seja positivo a todos, cronologicamente falando.Digo cronologicamente porque existem duas maneiras de interpretar o tempo: Chronos e Kairós. A passagem de ano acontece de acordo com o Chronos, que representa a passagem do tempo contada pelo calendário. O tempo de Chronos é aquele que pode mensurado através dos números, da passagem das horas, dos dias, das semanas, dos meses e dos anos. Não é possível fugir de Chronos, ele devora.

Kairós é o tempo que não pode ser medido e que simboliza o momento apropriado, uma oportunidade para realizar algo, é conhecido como o “tempo de deus”, onde algo especial pode se acontecer. Kairós é o instante.

Trouxe um esboço bem simples desses dois conceitos, mas quem tiver interesse sobre o tema pode procurar mais na mitologia grega. O que eu quero dizer com tudo isso é que embora estejamos passando por uma mudança cronológica diariamente, nem sempre estamos no nosso tempo Kairós, no nosso momento oportuno. É muito legal que a virada do ano possibilite que as pessoas despertem o desejo de renovação, mas não basta mudar de 31 de dezembro para 1 de janeiro se você ainda não está pronto para sua mudança interna.

Mudar é mais do que fazer listas e planos, mudar requer mexer em um montão de coisas que causam medos, inseguranças e muito, muito desconforto. Eu sou do time que acredita que uma mudança pode acontecer em qualquer época, pode ser sim em 1 de janeiro, mas também pode ser no dia 17 de setembro, às 15h57min.

Mude hoje, mude amanhã, mude quantas vezes quiser e achar necessário, a vida é dinâmica e nos permite mudar o tempo todo. Mas não o faça por “obrigação”, pela necessidade de seguir um ritual, faça porque acredita que seu tempo Kairós chegou, o seu momento certo, que nem sempre coincide com o tempo do relógio.

Desejo que dentro do tempo Chronos em que vivemos coletivamente haja espaço para o Kairós, dentro de cada um de nós. Que os mais de 350 dias que seguem sejam repletos de oportunidades certeiras para momentos que não caibam dentro de um calendário.  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s