Simplicidade e Moda

image

                        

                              Audrey Hepburn e seu “pretinho básico”

 

Ontem estava pensando sobre o que escrever para o blog e me veio a ideia de bazar/brechó. Vi esse post legal no blog da Ali Santos e me veio a ideia de falar também sobre as minhas experiências nesse setor. Hoje li também um texto muito legal da Fê Neute sobre o assunto.

Pois bem, como já comentei lá no comecinho do blog, eu passei a gostar de moda, de gostar de ler sobre o assunto, por volta de 2009. Adorava passar horas em blogs de moda, ler sobre as tendências. Nunca fui uma pessoa de comprar muito, mas percebia que muita coisa que eu comprava era “mal comprada”, pois era no impulso. Eu via, gostava, comprava, especialmente online. A facilidade da compra virtual é fantástica e a gente se sente muito tentada a comprar todos os dias, afinal, somos bombardeadas a todo instante em diversos sites que acessamos.

Gosto muito da moda, da concepção de usá-la como uma expressão de quem somos. Essa ideia é fantástica, de adaptar algo pra nossa realidade, de usar a moda como se fosse a nossa vitrine, não no sentido de sermos uma vitrine de marcas e lojas, mas como parte de quem a gente é mesmo, do que a gente gosta. Por isso que não me preocupo muito com essa coisa de tendência. Claro que é ótimo quando algo que a gente gosta fica “na moda”, pois conseguimos ter maior variedade de escolha. Caso o que não curtimos muito esteja na moda, não existe uma lei que diga que precisamos usar tal coisa. O que mais vemos hoje em dia são pessoas que são escravas da moda, que compram coisas sem pensar no custo/benefício/utilidade. Assim além de não ter dinheiro que vença tanta compra, temos muitas opções, mas não conseguimos usá-las ou combiná-las entre si. Por isso gosto tanto da ideia de um guarda roupas funcional, que tenha a ver com a gente, com a nossa realidade, que seja útil, cujas peças conversem entre si. Não é quantidade que importa, mas é a qualidade não só no sentido de investir mais pra comprar algo mais duradouro, mas também em como comprar coisas que realmente tenham a ver conosco.

Estou num momento bastante minimalista, de cores sóbrias, mas sinto que ainda é preciso compreender melhor a respeito de tecidos, tanto a ousar mais na hora de me vestir. Acho que sou bem careta nesse quesito. Já melhorei muito, mas preciso deixar fluir melhor a minha criatividade. O blog Hoje vou Assim OFF dá muitas dicas legais sobre essa questão de tecidos. Eu nem me tocava nessa coisa de tecidos naturais como algodão e linho, e foi lá que aprendi esse basicão a respeito de tecidos. O Oficina de Estilo também é incrível e tem uma proposta muito interessante sobre consumo consciente, da qual sou SUPER FÃ. A moda, antes que julguem, não deve ser vista como algo superficial. Existe tanta história por detrás dela… O que acontece é que a nossa sociedade do consumo imediato e da produção em série tem transformado a moda em algo banal.

Tenho usado muito o Pinterest como inspiração, lá tem muita ideia legal de como versatilizar uma peça. Adoro pesquisar e ver o quão criativas as pessoas podem ser em se tratando de roupa. A ideia é essa! Eu gosto de moda, é um assunto que me atrai muito, mas não é porque me tornei minimalista que deixei de me interessar e de reconhecer a sua importância. Claro que dá pra ser simples em se tratando de moda, não só no estilo minimalista de se vestir (em relação a cores e formas) mas especialmente na quantidade de peças que se tem. Não precisamos de muita coisa, mas precisamos de coisas que sejam versáteis e úteis no nosso dia a dia. A moda é e deve ser nossa aliada, não nos escravizar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s