Necessidade de se pronunciar e o exercício do silêncio

Com o advento das redes sociais as pessoas “se sentem na obrigação” de manifestar suas opiniões a respeito dos mais diversos assuntos. Até certo ponto isso é legal, pois temos uma oportunidade bem maior de expor nosso ponto de vista, a “liberdade de expressão” se faz… Porém esquecemos que isso não é OBRIGATÓRIO. Não precisamos nos manifestar a respeito de TODAS as coisas. O que mais vemos são comentários desnecessários, discussões inflamadas a troco de nada, gente falando só por falar e esquecendo de que a palavra proferida não volta mais e que é preciso cuidado, jeito, carinho ao expor nossas opiniões para que elas não magoem as pessoas.

Ontem li um texto do Alex Castro onde ele contava do porquê de não debater ideias com ninguém. Porque esse tipo de debate é puramente egóico. Também penso dessa maneira: não preciso convencer ninguém de que o meu ponto de vista é o certo e que o do outro está errado. Simplesmente exponho a minha opinião. O fato de não querer discuti-la não significa que não tenho argumentos, mas que respeito o ponto de vista diferente e que ele não muda o que eu penso a respeito do assunto. Por isso que sempre que posso me mantenho em silêncio. Pra mim isso é algo muito difícil pois sou uma pessoa muito falante. O exercício do silêncio me tem proporcionado uma espécie de “freio”, pois sempre fui uma pessoa que fala sem pensar. Hoje compreendo a sacralidade da palavra e o poder que ela tem na nossa caminhada.

Não precisamos falar só por falar! O silêncio, por inúmeras vezes fala muito mais do que o barulho! Aprendamos a silenciar a nossa mente, a refrear o nosso ímpeto de falar, de discutir… tantas discussões não levam a nada e só gastam as nossas energias! Que o silêncio seja um exercício diário.

image
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s