Sobre ter só o que a gente ama

Minimalismo é um assunto que muito me interessa e tento aplicar essa ideia de “foco no essencial” na minha vida, vivendo com menos bens materiais e com menos tralha emocional. No decorrer da nossa caminhada a gente vai acumulando coisas e de vez em quando é preciso fazer uma faxina pra organizar e rever o que desejamos manter conosco e deixar ir aquilo que não faz mais sentido. No momento em que me encontro, deixei ir meus sapatos de salto. Só fiquei com um pra ocasiões especiais que requeiram trajes mais “sofisticados”, que são raras.

Em se tratando de “coisas”, por que não ter conosco só aquilo que a gente “ama” mesmo? Nossas roupas, por exemplo: aposto que muitos de nós tem várias peças que “não gosta tanto assim” mas que acabamos não desfazendo por certo apego, ainda que saibamos que quem usa mais a roupa é nosso armário, ao invés da gente. Então, porque não manter na nossa vida só aquilo que a gente adora ter? Só aquilo que a gente sente que nos representa? Só aquilo que expressa o que a gente é hoje e que tem a ver com a realidade que a gente vive?

Talvez desapegar de algumas coisas requeira comprar outras, e é aí que entra a questão de avaliar melhor as coisas que a gente compra: comprar com mais consciência, refletindo sobre o impacto que isso causa em toda a uma cadeia de processos. Afinal, comprar uma roupa baratinha só pra satisfazer o meu prazer vale mais a pena do que saber de todo o sofrimento envolvido na sua produção?

Na verdade essa ideia vale pra todas as áreas da nossa vida. Desapegar é difícil, mas é necessário. O desapego renova as energias acumuladas, dá um novo ar pra nossa vida. Mas é preciso coragem, especialmente porque nos apegamos as lembranças que um determinado bem material nos proporciona. Tá aí um exercício pra gente praticar: aprender a desvincular coisas de lembranças, pra que elas não nos possuam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s