Por que damos tanto valor para as coisas?

image

Confesso pra vocês que, embora não tenha muitas coisas, não sou muito desapegada em relação a elas não: tem coisa que não gosto de emprestar para os outros. Pra algumas coisas sou muito aberta e desapegada (como os livros, por exemplo, empresto tranquilamente), já pra outras não consigo ser (como em relação a algumas roupas e sapatos).

Por que disso? Porque eu crio laços com as minhas coisas (e olha que falei sobre isso no post de segunda!), reconheço. Mas também reconheço que é algo que vem da minha infância. Nunca passei necessidade de nada, mas muitas coisas que eu sempre queria ter minha mãe não pôde me dar. Então, agora que eu tenho meu próprio dinheiro e posso comprar o que eu quero, vejo meio como uma forma de compensação e me apego a isso. Como uma espécie de “segurança e conforto”.

Estou lendo um livro chamado “Amar e ser livre”, que é uma espécie de terapia em forma de livro e tenho tido muitos insights sobre diversas experiências e situações que vivenciei e que tiveram grande importância para a construção da pessoa que sou hoje. Tenho descoberto muitas coisas sobre mim e isso tem me ajudado imensamente a compreender determinadas reações minhas a certos estímulos.

Economia compartilhada é um assunto que muito me tem interessado, mas também é um grande desafio, justamente pelo que partilhei acima. Ainda sou egoísta em alguns aspectos, reconheço. Porém, sei também que esse é o primeiro passo para a integração desse sentimento. A ausência me fez supervalorizar certas coisas, sendo que são simplesmente coisas, pra ser usufruídas e partilhadas. Mas a coisa não é tão simples, né? Pra integrar esse sentimento de ausência é preciso sentí-lo e é preciso encontrar a raíz da questão para poder trabalhá-la hoje, com maturidade.

Com mais alguém é assim?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s