Por que é tão difícil excluir uma rede social?

296178813189301

Essa semana consegui deletar duas contas em duas redes sociais: meu perfil no twitter, ativo desde 2008, e minha conta pessoal no instagram. Ensaiei por várias vezes essa decisão. Mesmo que eu não entrasse com tanta frequência nas duas redes, ficava com “dó”, pois ali tinha muito da minha história. Até que eu finalmente percebi que mal estava acessando ambas e quanto mais eu participo das redes, mais tempo eu gasto nisso, e não é esse meu objetivo. Pra mim foi um baita desapego. Me senti muito feliz por ter conseguido isso.

Confesso que sou bem adicta: gosto demais do instagram (uso o perfil @virandovegana para contar minha experiência da vida vegana e @lunafotografiafeminina para divulgar meu trabalho fotográfico) e até passo bastante tempo nele pelo celular. Uso bastante o facebook mas pra desconectar dele um pouco eu resolvi deletar o aplicativo do meu aparelho e só acesso pelo computador. Passava o dia todo conectada no trabalho, mas atualmente tenho usado pouco o computador: acesso cerca de duas vezes no dia, e ainda assim, pelo menos uma delas é pra assistir a um filme e seriado (mas sempre dou uma olhadinha nesses redes ou no e-mail). Adoro o pinterest e gosto dessa rede por que tem muita inspiração de arte e fotografia… é um baita site pra gente buscar referências. Ultimamente essas são basicamente as redes que tenho usado.

O medo de não ficar sabendo das coisas, de não estar por dentro dos principais acontecimentos (sejam eles importantes ou não), de perder alguma coisa importante, de perder o contato com os nossos amigos… acredito que seja isso que nos motiva a não excluir nosso perfil. Eu gosto, não vou mentir. Eu sigo páginas com conteúdos muito legais pelo Facebook, tenho acesso a sites e reflexões muito legais (inclusive as que estão nas leituras da semana)… Mas percebi que estava ficando muito tempo na rede e que sempre que meu celular apitava com uma notificação, lá ia eu acessar pra ver. Agora tá melhor: acesso umas duas vezes por dia e não está me fazendo falta. Só que isso demorou pra acontecer… Acho que aconteceu na hora certa.

Pra finalizar, deixo um texto da Fernanda Neute: O medo de estar perdendo alguma coisa, que faz uma reflexão muito legal sobre esse assunto. Eu brinco que as pessoas usam suas redes sociais como uma espécie de avatar (tipo The Sims). É uma realidade paralela onde as todo mundo é feliz, lindo e sempre problema. E todo mundo sabe que não é assim, né? Tá sendo bom e vale a pena desconectar um pouco. Tem muita coisa legal acontecendo do lado de cá das nossas telas.

Anúncios

2 comentários sobre “Por que é tão difícil excluir uma rede social?

  1. Rosana disse:

    Bruna,

    Gostei da sua comparação com o The Sims.
    Nas redes sociais, acredito que muitas pessoas mostram o que elas gostariam de ser. Aquela foto de um bom momento que acontece raramente é postada. Muitas vezes, dando a impressão de que fosse parte da vida cotidiana.
    Entre apagar e não apagar, o término do orkut foi um imenso favor. O que lá havia, lá ficou. Eu gostava, mas percebi que são lembranças descartáveis. Fiz uma grande amiga lá. Para mim, entre todos os posts, todas as informações e mensagens, isso foi o mais importante, pois foi o que perdurou. E o que é importante sempre acaba permanecendo em nossas vidas.

    Abraços,

    Curtir

    • Bruna disse:

      Exatamente, Rosana! É uma realidade paralela… Claro, tem muitacoisa legal, mas muita coisa desnecessária e isso é mais informação acumulando na nossa cabeça… beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s