Veganismo e Minimalismo

vegan-1161192_960_720

Dia desses recebi um comentário lá no instagram sobre as dificuldades de ser vegano/vegetariano devido aos altos custos dos produtos. Existem vários ângulos pra se analisar esse comentário mas vou partilhar com vocês o que eu penso: concordo que uma alimentação mais natural acaba se tornando mais cara sim, infelizmente, e esse acaba sendo um dos maiores empecilhos para quem deseja adotar esse estilo de vida. Mas acredito também que é absolutamente possível, e aí entra a questão minimalista de definir o que é essencial na sua vida, aquilo que realmente importa, e definir as prioridades dos nossos gastos.

Pautada na minha experiência: agora que comecei nessa jornada vegana, tenho dado uma certa prioridade para a minha alimentação. Dessa forma, eu deixei de gastar meu dinheiro com outras coisas para poder gastar na compra de alimentos que não tenham nenhuma substância animal. E é, claro, se eu quiser substituir todas as coisas que eu comia por industrializados veganos, realmente sairá caro, mas minha alimentação é baseada em: arroz, feijão, verduras e legumes. Não são coisas “caras” (exceto o feijão carioca que tá custando R$11 reais – mas aí o preto tá custando 6, então, como ele). E as vezes não paramos pra pensar, mas o leite é barato a custo de que? De exploração. Nadar contra a maré é difícil no começo, mas depois que pegamos o jeito, as manhas, os truques, a coisa vai se tornando muito mais fácil.

Nisso,eu me questiono se eu tô seguindo uma “vida simples” quando eu saio e pago 80 conto num restaurante pra experimentar uma comida vegana diferente… e na mesma hora eu penso que tô presa a certas coisas e certa regras e que eu não preciso prestar conta das coisas que faço, mas a minha consciência pesa e fico refletindo sobre isso e pensando que as vezes preciso justificar pra mostrar que essa não é a minha realidade diária. Não é todo da, nem toda semana, nem todo mês que me permito certas regalias. Eu abro mão de muitas coisas que a meu ver não importantes pra poder usufruir de outras que eu acho que são. E comer pra mim é algo realmente importante, é um dos meus maiores prazeres.

A vida é muito generosa comigo, apesar dos pesares e problemas: morar com a minha mãe, ter casa própria, não ter filhos… sei que tudo isso facilita muito e que tem pessoas que não tem essa mesma facilidade ou oportunidade. E aí entra naquela coisa de nos compararmos com os ouros, sendo que somos pessoas diferentes, com realidades e vivências diferentes (mas isso é assunto pra outro post). Enfim, não sei se fugi do que me propus a escrever, mas eu acredito muito na correlação entre vida simples e veganismo, no sentido de simplificar nossa alimentação,de reduzir o consumo de industrializados e de levar uma vida mais natural e simplificada. Comer bem infelizmente ainda é caro, produzir o próprio alimento requer um tempo que muitas vezes não dispomos, mas com pequenas mudanças  e adaptações é possível ter uma alimentação vegetariana ou vegana sem gastar tanto assim.

Anúncios

2 comentários sobre “Veganismo e Minimalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s