Veganismo e Minimalismo

vegan-1161192_960_720

Dia desses recebi um comentário lá no instagram sobre as dificuldades de ser vegano/vegetariano devido aos altos custos dos produtos. Existem vários ângulos pra se analisar esse comentário mas vou partilhar com vocês o que eu penso: comida de verdade sempre será mais barata do que opções industrializados! Sempre! Arroz, feijão, verduras, legumes, frutas… tudo isso são mais barato do que opções veganas industrializadas. Animais não possamos consumir esses industrializados, mas se quisermos nos alimentar só disso aí realmente sairá caro.

Pautada na minha experiência: agora que comecei nessa jornada vegana, tenho dado uma certa prioridade para a minha alimentação. Dessa forma, eu deixei de gastar meu dinheiro com outras coisas para poder gastar na compra de alimentos que não tenham nada de origem animal. E é, claro, se eu quiser substituir todas as coisas que eu comia por industrializados veganos, realmente sairá caro, mas minha alimentação é baseada em: arroz, feijão, verduras e legumes. As vezes não paramos pra pensar, mas o leite é barato a custo de que? De exploração. Nadar contra a maré é difícil no começo, mas depois que pegamos o jeito, as manhas, os truques, a coisa vai se tornando muito mais fácil.

Nisso,eu me questiono se eu tô seguindo uma “vida simples” quando eu saio e pago 80 conto num restaurante pra experimentar uma comida vegana diferente… e na mesma hora eu penso que tô presa a certas coisas e certa regras e que eu não preciso prestar conta das coisas que faço, mas a minha consciência pesa e fico refletindo sobre isso e pensando que as vezes preciso justificar pra mostrar que essa não é a minha realidade diária. Não é todo da, nem toda semana, nem todo mês que me permito certas regalias. Eu abro mão de muitas coisas que a meu ver não são importantes pra poder usufruir de outras que eu acho que são. E comer pra mim é algo realmente importante, é um dos meus maiores prazeres.

A vida é muito generosa comigo, apesar dos pesares e problemas: morar com a minha mãe, ter casa própria, não ter filhos… sei que tudo isso facilita muito e que tem pessoas que não tem essa mesma facilidade ou oportunidade. E aí entra naquela coisa de nos compararmos com os ouros, sendo que somos pessoas diferentes, com realidades e vivências diferentes (mas isso é assunto pra outro post). Enfim, não sei se fugi do que me propus a escrever, mas eu acredito muito na correlação entre vida simples e veganismo, no sentido de simplificar nossa alimentação,de reduzir o consumo de industrializados e de levar uma vida mais natural e simplificada. Comer bem infelizmente ainda é caro, produzir o próprio alimento requer um tempo que muitas vezes não dispomos, mas com pequenas mudanças  e adaptações é possível ter uma alimentação vegetariana ou vegana sem gastar tanto assim.

Anúncios

2 comentários sobre “Veganismo e Minimalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s