Vivendo devagar

23996c_4d9102922da6407f884449b436a000b3

Tenho andado meio ausente daqui, mas as duas últimas semanas foram um tanto quanto diferentes pra mim. Primeiro porque minha avó faleceu, como partilhei na fan page. Claro, despedir-nos das pessoas que amamos não é fácil… Mas fico feliz por ter tido os últimos 4 meses para aproveitar a companhia dela, para tomarmos sol, conversar, assistir novela… Lembro que quando eu trabalhava eu passava semanas sem vê-la e a casa da minha avó é literalmente do lado da minha. Agradeço demais por ter tido essa oportunidade! E a última semana me dediquei a participar da semana da fotografia realizada pelo Fotoclube de Pouso Alegre, com palestras gratuitas de vários fotógrafos renomados. Valeu muito a pena!

Também confesso pra vocês que não tenho andado muito inspirada para escrever e respeito isso. Acho que há tempo pra tudo. Tenho andado bastante focada no meu projeto fotográfico, mas não pretendo que isso demande atenção integral, pois quero continuar tendo um dia mais leve, apesar dos compromissos.

Tenho tentado viver de uma forma mais lenta. Engraçado como as coisas vão surgindo no nosso caminho pra nos mostrar o que devemos fazer. Eu acredito muito nesses sinais que a vida nos dá e tento ficar atenta a eles. Essa semana de fotografia teve uma palestra sobre fotografia contemplativa e uma breve meditação guiada pelo fotógrafo Yuri Bittar, que realiza esse tipo de fotografia que nos leva a observar mais antes de fotografar.E eu tenho pensado em “reduzir a velocidade” até mesmo na fotografia: voltar àquela coisa de antigamente, a uma fotografia com mais observação e menos cloque. Antigamente a gente tinha que pensar com carinho no que ia fotografar, afinal, além de um filme ter poucas poses, revelar era meio caro, então, precisávamos avaliar o que seria registrado. Hoje, com a fotografia digital e cartões de memória com uma capacidade gigantesca, seguimos apertando o obturador sem pensar, gerando milhares de fotos pra depois vermos “qual ficou boa”. E nesse dia da palestra eu estava super cansada, pois tinha feito várias coisas durante o dia, e tinha cogitado não ir. Aí, não sei por quê pensei que poderia me arrepender e mesmo cansada fui. Que bom que segui essa intuição!

Ainda sou uma pessoa agitada, ainda sou muito conectada, ainda faço algumas coisas de forma rápida, ainda tenho muita dificuldade em me concentrar, embora consiga ver que melhorei bastante de alguns anos pra cá. Não me cobro muito. Respeito a minha natureza e entendo que querer mudá-la de uma vez não vai funcionar. Cada coisa no seu tempo.

Mas uma coisa é certa: nem que eu quisesse eu conseguiria voltar ao ritmo de vida que tinha há um ano atrás. É muito interessante como a nossa vida muda, como transformamos, como certas coisas que eram importantes hoje nem fazem falta… E assim eu tenho seguido: mais devagar, desapegando, vivendo uma coisa de cada vez na medida do possível, tentando estar mais concentrada e presente no que quer que eu esteja fazendo. Viver devagar num mundo agitado não é fácil, mas disposição em aprender e desaprender , reduzir a velocidade e acalmar a mente e o coração “nóis tem”. 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Vivendo devagar

  1. Marcela Coelho disse:

    Bruna, sinto muito pela sua vó. 😦 Tento aproveitar cada minuto do dia que posso com a minha vó, pois sei que nada é para sempre. Viver devagar… Tá aí uma coisa que eu sei fazer muito bem, mas ao mesmo tempo não sei. Confuso, rs. Eu tenho a impressão de que vivo rapidamente na minha cabeça e devagar fora dela. É muito estranho. Hihi. Tomara que você consiga por aí! Beijos de luz. ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s