Fazer um trabalho voluntário vai te ajudar

Quando pensamos em realizar um trabalho voluntário, pensamos que o beneficiado é aquele que será ajudado por nós. Claro, ele será também. Mas muito mais do que ele, aquele que ajuda, que põe a mão na massa e doa um pouco de si em prol do outro é muito, MUITO mais ajudado!

Por que? Porque ajudar faz com que nos sintamos úteis para o mundo. Faz com que desapeguemos dos nossos problemas e do nosso ego, achando que o que nos aflige é a pior coisa do mundo. Problemas são problemas, independente do grau, mas quando paramos de pensar só em nós (Ó céus, ó dia, ó chuva, por que sofro tanto?) e damos o nosso amor e nosso tempo para o outro, vemos que muitas vezes fazemos uma tempestade enorme num copo d’água.

Quanto à causa que você vai se dedicar, não importa: podem ser animais, crianças, idosos… O que importa é se doar de coração, é dedicar-se mesmo, estar presente e comprometido com o que decidiu fazer. No meu caso, que amo animais, me uni a um grupo de pessoas que se dispuseram a doar um pouco do seu tempo para ajudar os animais de rua. A gente resgata, castra, vacina, atende os que se machucaram, encaminha pra doação, limpa o abrigo uma vez por semana(conseguimos um espaço para colocá-los e no momento cuidamos de 12 cães), faz bazar e rifa pra arrecadar dinheiro… As vezes é difícil, dá vontade de desistir, mas quando pensamos que eles precisam da gente, faz com que tenhamos uma razão pra estar aqui. E isso é muito especial.

14408300_923108261167352_1084264775_o.jpg

A turminha moradora do abrigo

Eu, particularmente, tenho uma ligação muito grande com cães e no momento em que estava no auge da minha crise, com depressão, sem encontrar sentido em nada, foram eles que me ajudaram, especialmente as que moram comigo. Lembro de uma tristeza imensa, apatia, uma falta de vontade de viver, um desanimo sem tamanho, mas quando eu pensava que precisava cuidar delas, levar pra passear, buscava forças que eu nem sabia que tinha pra poder fazer isso e isso me ajudou demais a não desanimar, pois foi um período muito, muito difícil da minha vida. Ainda bem que pude contar com elas!

Se todos nós dispensássemos um pouquinho do nosso tempo para cuidar dos outros, não tenho dúvidas de que nossa vida melhoraria imensamente, que aprenderíamos muito mais. O que levamos da experiência terrena é tudo o que partilhamos com os outros, especialmente o amor. Doando amor e carinho podemos transformar  muitas vidas, mas principalmente a nossa. Despertamos nosso senso de coletividade e percebemos que as dores de todas as pessoas são muito parecidas e que, se tivermos com quem contar, a nossa caminhada será muito mais leve!

Anúncios

5 comentários sobre “Fazer um trabalho voluntário vai te ajudar

  1. Rosana disse:

    Bruna,

    É maravilhoso o seu trabalho com os cães, parabéns pela iniciativa!
    A foto ficou muito bonita, o jeito deles, bem tranquilos, dá para perceber que são bem tratados e se sentem totalmente à vontade e felizes com vocês.

    “Doando amor e carinho podemos transformar muitas vidas, mas principalmente a nossa.”
    Você disse tudo.

    Abraços,

    Curtir

  2. Marcela Coelho disse:

    Oi, Bruna, tudo bem? Você sempre com textos inspiradores. Muito obrigada! ❤ E parabéns pela iniciativa. Que lindos que eles são. E as carinhas? Muito amor. Hahaha. Com toda certeza, quem doa recebe muito mais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s