Novas descobertas: Reiki

hands_light_reiki.jpg

Lembro que minha mãe sempre se interessou muito por Reiki, que sempre quis fazer cursos mas nunca encontrávamos algum aqui por perto. Até que no facebook ela encontrou um, fez gostou, aplicou em mim um tempo, depois parou. Aí que eu tive a sorte do universo me mandar um curso desse de presente, por alguma razão. Confesso que tive um certo receito pois nunca fui uma pessoa muito sensível, pelo menos nunca percebi muito isso, mas lá fui eu me aventurar.

Mas afinal, o que é Reiki?

O método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. É um método de redução de estresse. Reiki é um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas. É um sistema revolucionário para adaptar o ser humano às exigências da Era de Aquarius.

Reiki é uma palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural (Usui Reiki Ryoho), nome dado em homenagem ao seu descobridor, Mikao Usui. Rei significa universal e refere-se ao aspecto espiritual, à Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo quanto existe. Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia ki sai de um corpo, ele deixa de ter vida. A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias, a Energia Universal e a nossa energia física. Ocorre depois da sintonização ou iniciação, feita por um mestre habilitado. A energia Reiki é uma das maiores forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior com o Universo. É uma energia confortadora vinda de Deus, do Criador. Vem do macrocosmo para o microcosmo. Todos nós temos acesso à energia Reiki. Utilizá-la é nosso direito inato. Reiki é um presente poderoso, uma oportunidade para o iniciado crescer e transformar-se. É uma energia de paz e libertação com a qual o Criador abençoa o planeta. Ajuda a deter a violência e tendências autodestrutivas. É um poderoso antídoto contra o cigarro, o alcoolismo e as drogas que degeneram a humanidade.

No curso aprendemos primeiramente sobre o Chakras, que são centros captadores de energia, responsável pelo fluxo energético no nosso corpo. Sua função é a de absorver a e energia universal, metabolizá-la e alimentar nossos corpos energéticos para o completo funcionamento de nossas glândulas e órgãos. Assim, o Reiki tem como objetivo a restauração do nosso equilíbrio energético através dos Chakras e, consequentemente, a nossa harmonização como um todo.

Todas as vezes que recebi o Reiki me senti imensamente bem e desde que fiz o curso tenho aplicado em mim mesma praticamente todos os dias! No curso nosso professor nos contou sobre os benefícios da aplicação do Reiki também em plantas e animais e já comecei aplicando nas minhas cachorras, nos cães do abrigo e agora quero começar a aplicar também nas minhas plantinhas.

É engraçado como tudo está conectado: ultimamente tenho sentido uma necessidade enorme de cuidar um pouco mais de mim. Sempre gostei muito de ajudar os outros e muitas vezes acabei me deixando de lado por isso. Há pouco tempo escrevi sobre isso aqui, mas hoje li um texto sobre o Reiki que me deu aquele estalo de que é exatamente isso que eu preciso:

“O Reiki antes de tudo é para você mesmo!”.

Com essas palavras a Sra Takata introduzia essa prática para os seus alunos. Elas mostram que nossa maior responsabilidade na vida é cuidar de nós mesmos e nos convida a assumí-la plenamente. Elas nos lembram que temos o poder para fazer da nossa vida um caminho de profunda humanidade ou uma experiência de constante insatisfação. Acima de tudo, as palavras da Sra Takata expressam sutilmente a noção de que Saúde e Felicidade não nos acontecem por mera casualidade, mas são os frutos das escolhas que fazemos ao longo da vida.

Fomos educados a cuidar mais do outro do que de nós mesmos, a dar mais do que receber, a procurar culpados mais do que olhar no espelho. Muitas vezes, vemos a nossa vida como o resultado de forças externas que não controlamos, sem compreender que a vida que temos é a vida que escolhemos dentro de nós. A frase da Sra Takata nos apresenta o Reiki basicamente como um caminho de auto-cura e auto-educação em que renovamos, naturalmente e ao longo do tempo, a forma como nos vemos e a direção que decidimos seguir em nossas vidas.

Cuidando de mim, me harmonizando e me equilibrando, estarei mais capacitada para ajudar os outros também! O Reiki apareceu na minha vida não foi por acaso: era exatamente o que eu precisava, ainda que eu não soubesse disso!

Anúncios

2 comentários sobre “Novas descobertas: Reiki

  1. Rosana disse:

    Bruna,

    Que legal! Espero que goste do curso, parece ser muito bom mesmo. Depois comente aqui sobre o seu aprendizado, o que gostou.

    “Cuidando de mim, me harmonizando e me equilibrando, estarei mais capacitada para ajudar os outros também!”
    Isso caiu como uma luva para mim também.

    Boa semana!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s