A harmonia da natureza

DSC_7463.jpg

Ontem visitei um amigo cuja família gosto muito. Eles vivem num sítio, tem uma vida muito leve, simples, do jeito que eu admiro imensamente. O pai, seu Mario, tem uma sabedoria imensa, uma fala mansa e vê a beleza e a poesia em todas as coisas. Admiro que o fato de trabalhar diariamente na roça, ao invés de endurecê-lo, fez justamente o contrário: tocou sem coração e fez dele um homem sensível e conectado com a natureza.

Numa das nossas conversas, enquanto observávamos algumas árvores, ele falava sobre como a natureza é harmônica. Foi mostrando as variedades de plantas, flores, árvores, cada uma com sua beleza e particularidades e nos disse que ali todas viviam de forma equilibrada. Nenhuma delas estava atrapalhando a outra, brigando com a outra, incomodada ou julgando o jeito que a outra era. Cada planta ali simplesmente “era”. Na natureza as coisas simplesmente são. Estão ali, o tempo todo sendo.

Fiquei pensando em como isso faz todo sentido e como pra gente é difícil simplesmente ser ou deixar que o outro simplesmente seja quem ele é. Tenho uma certa dificuldade em lidar com pontos de vista diferentes do meu, em não julgar o que eu acho que não vai de acordo com o que eu penso e isso é algo que venho trabalhando há um longo tempo, com melhoras pequenas. É difícil respeitar que cada pessoa tem um tempo, que cada um entende as coisas baseado nas suas experiências. Mas juro que tô tentando.

Vejo a natureza como nossa grande mestra. Acredito que nela estão contidos todos os ensinamentos necessários para que vivamos de forma mais harmônica com todos as formas de vida… E essa reflexão que ele fez realmente me tocou. Acho que era exatamente a coisa que eu precisava ouvir pra poder entender melhor a importância de deixar cada pessoa ser como ela é. Isso não significa que estou concordando com o que ela pensa ou faz, mas que respeito seu ponto de vista e que isso não me tira a calma. Experiências como essas, na simplicidade do falar e repletas de significados profundos só me dão mais certeza de que estar na natureza é o que realmente precisamos para viver em paz com tudo e com todos.

Anúncios

8 comentários sobre “A harmonia da natureza

  1. Pamela Jaskot disse:

    Que texto maravilhoso. Adoro o seu blog!
    Tenho que trabalhar minha aceitação, quantas vezes me pego julgando ou tentando mudar as pessoas. Venho me convencendo que a melhor forma de dialogar sobre nossas ideias é através do exemplo. Como a natureza nos inspira, devemos lembrar que é importante inspirar as pessoas, e não tentar persuadi-las.

    Curtir

    • Bruna disse:

      Oi Pamela! Obrigada pela visita! Fico feliz que goste desse espaço aqui! 🙂 Acho que isso é mto “humano”. A gente sempre julga, comenta… Não é fácil desapegar disso pois ha anos estamos repetindo as mesmas coisas. mas acho absolutamente possivel. Concordo contigo. Inspirar é mto mais leve do que persuadir. Beijão pra você!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Rosana disse:

    Bruna,

    Que lindo esse post, me identifiquei muito com as suas palavras.

    “Estar na natureza é o que realmente precisamos para viver em paz com tudo e com todos.”
    Você disse tudo.
    Temos muito a aprender com a natureza.

    Assim como um leitor comentou em outro post, também não estou recebendo a newsletter em meu e-mail.

    Abraços,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s